Páginas

21 de janeiro de 2010

Papai Smurf

Paul Karason, de 58 anos, parece o "Papai Smurf". E não é porque use um gorro e calças vermelhas. É que sua pele se tornou azul devido ao efeito colateral de uma droga com sais de prata que utilizou durante uma década para se tratar contra sua dermatite facial.

No entanto, Karason assegura que sua pele está clareando por estar tomando outro medicamento para combater o efeito azul:

"O tratamento está dando certo, mas me custa muito para mantê-lo, porque meus recursos são muito limitados e os remédios, muito caros", explicou Karason.

A prata tem propriedades antibactericidas e foi utilizada durante centenas de anos para combater infecções, mas deixou de ser utilizada com o desenvolvimento da penicilina, que é bem mais efetiva. Ainda assim, seguiram aplicando-a com remédios sem receita até 1999, quando a Federação de Drogas e Alimentos proibiu-a por causar argiria, que é uma reação da prata à luz, o mesmo efeito que permite obter as fotos.

No organismo, a prata deposita-se na pele e em outros órgãos, e não se dissipa. Motivo pelo qual, ainda que Karason sustenta que a cor está "mais clara", é provável que siga azul pelo resto de sua vida.

"Sim, clareou. Ainda que não seja uma mudança substancial, mas já é alguma coisa. Agora estou ficando verde", afirmou Paul que não perde o senso do humor, pese a que pareça uma personagem de desenhos animados e que sua mulher, Jackie, já tenha o abandonado.


Nenhum comentário: