Páginas

9 de junho de 2009

Emuladores

Veja como jogar seus games do coração ♥

Os grandes clássicos nem sempre são resgatados pelos novos videogames e acabam condenados ao esquecimento. Sinta novamente a emoção de jogar usando emuladores.


Emuladores? Como assim?


Emulador é o mesmo que um imitador, um programinha que simula o funcionamento de antigos videogames e fliperamas para que os jogos rodem no PC ou em outros videogames mais modernos.


• ROM é o nome dos arquivos dos jogos. Vem do termo Read Only Memory, os velhos chips de memória em que os jogos eram gravados nos cartuchos e placas.


Atari 2600

Pitfall

O Atari 2600 é um clássico, foi o primeiro videogame de que eu tive contato na vida. Na foto é o jogo pitfall, que me fazia ficar agachada atras do sofa enquanto meu pai jogava por pavor da música que tocava quando ele morria! hahahaha Entre outros jogos, o Atari tem o River Raid, Frogger, Frost. Clique no link para baixar o emulador, ele funciona com perfeição com os games do velho Atari. http://stella.sourceforge.net

Nintendo 8 bits

Zelda

O Nintendinho funciona tranquilamente na maioria dos PC's. Com jogos como Super Mario Bros, Castlevania e Tartarugas Ninja dá pra matar a saudade. http://virtuanes.s1.xrea.com

Master System

Alex Kidd

Master System foi um dos consoles que eu tive quando era criança. Joquei mto alex kidd. Adorava o desafio pedra, tesoura e papel! hahahaha.
Alem do pequeno orelhudinho que ja vinha na memória do videogame, o MS também tinha double dragon e shinobi.
http://www.smspower.org/meka

Super Nintendo

Super Mario World

Quem, abaixo de 30 e poucos anos, nunca jogou Super Mario World no SN? Foi a febre da minha geração. Todo mundo jogava, tinha truques, atalhos e macetes para as 96 fases dessa delicia de jogo. Tenho o console até hj e, de vez enquando, encaixo uns cartuchos e jogo até dar dor no dedo. Além do SMW, o Super Nintendo tem jogos como: Street Fighter II, Starfox e Mortal Kombat. Clique no link e joque o melhor console de 16 bits de todos os tempos no computador: www.zsnes.com

Mega Drive

Sonic

Mega Drive, um console também de 16 bits, tinha como seu símbolo o Sonic, que também era a marca da empresa que o produzia, a Sega. Não tive esse videogame, mas meu primo tinha. Nunca fui mto bem nesse jogo, preferia o pato donald. hahahaha. Clique no link para baixar o emulador do Mega Drive: http://gens.concolemul.com

Fliperamas

• Kawaks: é um dos emuladores mais bacanas, pois roda os fliperamas da Capcom e da SNK, como o Street Fighter II e o King of Fighters.

• MAME: é o emululador mais versátil que existe. Permite que se jogue games de fliperamas da década de 1970 até 2000. Até games 3D rodam no emulador, mas para isso é necessário utilizar um pc poderoso, com boa placa aceleradora.


Como rodar os games?

• Cada emulador tem sua própria configuração, mas o jeito de rodar é muto parecido: primeiro, você carrega o emulador, depois, pelo menu, carrega o jogo e pronto. É só sair jogando.

• Nos emuladores de fliperama, você precisa apertar a tecla que coloca fichas (isso mesmo, que nem a máquina de verdade) para depois dar Start. Verifique no arquivo de ajuda de cada emulador para saber quais teclas você precisa apertar para o jogo começar.

Quer saber mais?

Um bom site para coletar informações é o espanhol Emulatronia (www.emulatronia.com). Além de uma infinidade de emuladores, o site também traz links onde podem ser baixados alguns jogos.


Matéria retirada do Caderno Link - Estadão, dia 08 de junho — com comentários meus.

S.

Nenhum comentário: